23 de março de 2015

Membros Guano Speleo participam de Curso Internacional de Espeleoresgate

Foi realizado em Cordisburgo - MG, no período de 14 a 22 de Março, o Curso Internacional de Espeleoresgate, organizado pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, Fédération Française de Spéléologie (FFS) e Spéléo Secours Français (SSF). Foi oferecido duas opções de curso, um módulo Condensado e um módulo Completo. Os membros do Guano participaram do módulo Condensado, que foi realizado nos dias 14 e 15 de Março. As palestras do curso foram conduzidas no Centro de Atendimento do Turista em Cordisburgo, as partes práticas e simulações ocorreram em cavernas da região, como a Gruta de Maquiné e Tobogã.


Banner do evento na entrada do Centro de Atendimento do Turista, em Cordisburgo - MG. Foto: Ricardo Santos, 2015.
O curso foi muito bem organizado e compareceram representantes da espeleologia acadêmica/esportiva e da espeleologia da consultoria ambiental. Também estavam presentes membros de outros grupos de estudos de espeleologia sendo estes: Sociedade Excursionista e Espeleológica, Vertentes Espeleogrupo e demais membros do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas.


Cerimônia de abertura do evento, contando com presença de membros do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Foto: Leonardo Vieira, 2015.
Durante a realização das palestras e do simulado pode ficar bem evidenciado que no exterior a atenção e técnica direcionada para táticas de espeleoresgate está em um patamar muito diferente do cenário brasileiro, e que estamos no caminho certo, buscando a realização de cursos como este e a difusão deste conhecimento entre a espeleologia nacional. A transmissão do conhecimento durante o curso foi primorosa e muito dinâmica, com os instrutores a todo o momento sanando qualquer dúvida que ocorresse e incentivando a proatividade dos participantes, tornando a atividade muito proveitosa e com um excelente rendimento.


Simulação de resgate realizada na Gruta de Maquiné. Foto: Leonardo Vieira, 2015.
Participantes do curso se preparando para simulação. Foto: Ricardo Santos, 2015.
Deixamos aqui um grande abraço e nosso muito obrigado ao município e moradores de Cordisburgo pela hospitalidade e aos companheiros espeleólogos do Grupo Bambuí, FFS e SSF pela excelente acolhida e organização do evento.

Muito obrigado!

Merci beaucoup!

Para maiores informações sobre a Fédération Française de Spéléologie (Federação Francesa de Espeleologia): http://www.ffspeleo.fr/

Para maiores informações sobre o Spéléo Secours Français (Espeleosocorro Francês): http://www.speleo-secours-francais.com/

Para maiores informações sobre o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas: http://www.bambui.org.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem do Guano participou do curso completo?

Guano Speleo disse...

Infelizmente nenhum membro do Guano pôde participar desta vez do módulo completo.