9 de março de 2010

Prospecção Parque Estadual do Sumidouro - MG

Durante os dias 25 a 29 de janeiro de 2010 o Guano Speleo UFMG realizou trabalhos de campo na região que compreende o Parque Estadual do Sumidouro nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Foram feitos trabalhos de prospecção e atualização de dados das cavernas da região, dentre elas as pertencentes ao entorno da Gruta da Lapinha em Lagoa Santa - lugar onde Peter W. Lund escolheu para viver e realizar estudos durante o século XIX.
Os dados mais atuais sobre estas cavernas datam da década de 1980. Com a nova atualização as coordenadas se tornam mais precisas e os dados mais consistentes em uma área de tamanha grandeza e importância espeleológica.
A extensão do parque conta com um número muito expressivo de dolinas, sumidouros e surgências. As cavernas e abrigos visitados possuem grande diversidade de espeleotemas, mas, infelizmente, também estão presentes a depredação causada principalmente pela desinformação das pessoas. É certo que ainda restam dezenas de pequenas cavidades do parque a espera de serem recenseadas, como confirmado pela primeira prospecção do Guano Speleo no parque, que plotou 20 cavidades novas (sendo 16 cavidades e 4 abrigos), ou seja, sem registros, dentro dos limites do parque.

Por Adriano Fernandes/ Guano Speleo.
Maiores detalhes sobre o nosso projeto acesse aqui!


Clique para ampliar
Figura 1: APA Carste de Lagoa Santa e a localização do
Parque do Sumidouro



Membros do Guano, representante do IEF e guias do Parque 


Parque do Sumidouro










Um comentário:

Geografia Cotidiano disse...

Nosso blog está muito legal. Valeu Erika...