16 de março de 2015

Drone explora a caverna mais profunda do mundo

O fotógrafo Ryan Deboodt, registrou através de um drone equipado com uma câmera GoPro cenas impressionantes da caverna Hang Son Doong (Caverna do Rio da Montanha em vietnamita), localizada próxima a fronteira enter Laos e Vietnã. A filmagem ocorreu próximo a entrada e entre a primeira e segunda claraboia que estão a 2,5 km e 3,5 km respectivamente.

A caverna foi descoberta em 1991, porém apenas em 2009 foi devidamente explorada por um grupo de espeleólogos do British Cave Research Association (Associação Britânica de Pesquisa em Cavernas), liderados por Howard e Deb Limbert na ocasião.


De acordo com os Limberts, Hang Son Doong é ainda maior que a caverna Phong Na, também no Vietnã. Por ser uma caverna desenvolvida em rocha calcária, Hang Son Doong apresenta um desenvolvimento labiríntico com muitos salões, condutos e níveis, mas vale ressaltar que a maior câmara da caverna possui mais de 5 km de extensão, 200 metros de altura e 150 metros de largura, com estas dimensões Hang Son Doong tomou em 2009 da Deer Cave (Caverna do Cervo) da Malásia, o título de maior caverna do mundo. Hang Son Doong apresenta também algumas das maiores estalactites do mundo, com mais de 70 metros de comprimento, atrás da Grande Muralha do Vietnã, como é conhecida uma sessão da caverna, foram encontradas pérolas cavernícolas (um tipo de espeleotema) do tamanho de bolas de baseball, algo anormal para tal tipo de espeleotema.

Segue abaixo o vídeo com a filmagem.



Nenhum comentário: