7 de junho de 2012

Workshop 'Fundamentos para Legislação Espeleológicas' - 30/06/2012 - Sede da SBE - Campinas SP



1o Workshop

A Sociedade Brasileira de Espeleologia convida todos para o Workshop ‘Fundamentos para Legislação Espeleológicas’, dia 30 de junho a partir das 14 horas em sua sede nacional, no Parque Taquaral em Campinas SP.

O objetivo é ampliar o debate sobre os fundamentos que deveriam nortear a legislação espeleológica, sempre com apresentação de especialistas com diferentes visões sobre o tema, seguidas de debate.

APRESENTAÇÕES

Fundamentos biológicos para conservação de cavernas
por Eleonora Trajano
Professora titular do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). Graduada em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura (1977), com Mestrado em Zoologia (1981), Doutorado em Ciências Biológicas (1987) e Livre-Docência (1996), todos pelo IBUSPUSP.


Fundamentos físicos para legislação espeleológica
por Luis Beethoven Piló
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutoramento pelo Instituto de Biociências da USP (2004). É membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Tem experiência nas áreas de geomorfologia, espeleologia, pedologia e geoarqueologia. Atualmente é consultor ambiental especializado em terrenos cársticos.


Estratégias para conservação de cavernas
por Clayton Ferreira Lino
Graduado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie é Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e membro fundador e conselheiro de várias ONGs. Espeleólogo desde 1972 foi presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia por duas gestões.

Este é primeiro de dois eventos com o mesmo tema. O próximo será realizado em Belo Horizonte MG dia 21 de julho, ampliando a participação dos interessados.
Os eventos são gratuitos e não há necessidade de inscrição, basta comparecer para saber mais e dar sua opinião.
Com o avançar das discussões pretendemos organizar novos eventos para debater temas mais específicos e a participação de todos interessados é de extrema importância para termos propostas críticas, fundamentadas e construtivas, batalhando por uma legislação e política pública que realmente incentive a conservação do patrimônio brasileiro. Participem!

Apoio: Cooperação Técnica SBE VC RBMA
Informações: www.cavernas.org.br/espeleolegis.asp


                          2o Workshop

Dia 21 de julho de 2012 às 09 horas
Local: Museu de Ciencias Naturais - PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG)

APRESENTAÇÕES
.Jocy Brandão Cruz - Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, trabalha exclusivamente com espeleologia desde 1999 e atualmente chefia o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (CECAV/ICMBIO). Tema: (em breve)

Sociedade Brasileira de Espeleologia - Desde 1969, trabalhando pelo desenvolvimento da espeleologia brasileira www.cavernas.org.br - (+55 19) 3296-5421 - Caixa Postal 7031, 13076-970, Campinas-SP, Brasil

Nenhum comentário: