23 de novembro de 2010

Arqueólogos mapeiam túneis históricos de Nottingham em 3D

Arqueólogos da cidade de Nottingham, na Inglaterra, estão usando um scanner a laser para produzir imagens em 3D de uma rede de túneis da cidade.

Uma equipe de arqueólogos da cidade de Nottingham, no centro da Inglaterra, está usando um scanner a laser para produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de túneis da cidade.
Até agora eles documentaram 35 das 140 túneis acessíveis, escavados a partir da Idade Média.
O projeto começou em março de 2010. “Nós registramos um grande número de túneis nesse período, com diferentes idades e usos”, diz o arqueólogo David Walker.
Os cerca de 450 túneis de Nottingham foram explorados de diferentes formas ao longo dos anos, sendo usados como calabouços, depósitos de cerveja, fossas e abrigos antiaéreos.
O mapeamento, que deve durar dois anos e custar 250 mil libras (cerca de R$ 688 mil), está sendo financiado pela Universidade de Nottingham e pelo English Heritage, um órgão público responsável pelo patrimônio histórico inglês.
“Os túneis se revelaram uma parte importante da história de Nottingham por cerca de mil anos”, disse Walker.
A equipe de dois arqueólogos em tempo integral pode escanear um túnel simples em um dia, e as informações levam dois dias para serem processadas. Túneis maiores levam mais tempo.
O trabalho deve ser concluído em 2011. Todas as informações e imagens serão publicadas na internet no endereço www.nottinghamcavessurvey.org.uk.

Links   Links da BBC  BBC 

© MMX

Nenhum comentário: