6 de setembro de 2010

Escavação em Pains revela descoberta de dois sepultamentos indígenas de 8 mil anos

Enviado por:Fernanda Macedo.




CIDADES - PAINS
Divulgação MAC

O Município de Pains conhecido pela diversidade de cavernas e um número impressionante de sítios arqueológicos está passando por mais um momento histórico. O Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC) está realizando sua primeira escavação oficial. O trabalho revelou a descoberta de dois sepultamentos indígenas, que pode ter de 3 a 8 mil anos, o que o será apurado no laboratório. 


Divulgação MAC





A equipe coordenada pelo Curador do MAC e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), Gilmar Henriques Pinheiro Júnior, mais dois arqueólogos também pela USP, um doutorando e uma mestre além de uma acadêmica em história pela Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI) e um auxiliar de pesquisas do MAC já retirou um dos achados, que foi levado para o Museu Arqueológico onde será preparado para compor o acervo. 






De acordo com Henriques, o sítio arqueológico que estava sendo tragado devido ao impacto de uma dolina, parece ter sido usado como ritual de sepultamento triplo. "É impressionante como se vê nitidamente o corpo deitado", explica o arqueólogo que pesquisa a região há mais de dez anos.

Os trabalhos de retirada devem durar pelos próximos quatro dias. 



*Elaine Martins

Fonte:ASSCOM - Pains

Fábio Luis Bondezan da Costa
Biólogo - UFMG
Mestre em Ensino de Biologia - PUC Minas

Nenhum comentário: