31 de maio de 2010

Laudo técnico explica caso da caverna de Miracema

O blog Guano Speleo UFMG publicou, no dia 08 de Maio/2010, uma matéria sobre uma suposta exalação de gás de enxofre em uma caverna nos arredores de Miracema/TO, onde matou uma pequena parte, da flora e fauna da região. Geólogos da Naturantis explicam, na reportagem abaixo, a causa desse misterioso gás que sai da caverna.
A princípio, a cavidade ficará interditada e as atividades educativas com os moradores da comunidade, próxima à caverna, foram iniciadas no dia 19 de Maio/2010.
12/05/2010 14:58:00 - Edvânia Peregrini
fabiola.dias
[
Após os rumores de que fumaça e um forte odor de enxofre estariam incomodando e assustando os moradores do Assentamento Brejinho, localizado na zona rural de Miracema do Tocantins, a 120 km de Palmas, o Naturatins apresenta laudo geológico sobre o caso. O relatório foi concluído na tarde de terça-feira, 11, e apresentado na manhã desta quarta, 12, em entrevista coletiva concedida à imprensa pelo presidente do Naturatins, Stalin Junior, e o geólogo responsável, Sanclever Freire Peixoto.

Segundo o laudo exposto, a queima ocorreu devido ao acentuado volume de guano (fezes de morcegos e aves) misturado a restos de folhas e galhos, essa mistura resultou na emissão de gases, como a amônia. Para o início do fogo, o técnico defende duas hipóteses, a combustão espontânea, que ocorre com a própria decomposição e fermentação da matéria orgânica, ou ação humana, seja acidental ou proposital, uma vez que foram encontrados vestígios de visitação no local.
O técnico explicou ainda os riscos que este gás pode provocar “Quando ingerido pode causar náusea e vômito, e em contato com a pele pode resultar em queimaduras severas e até necrose”, explicou.
Para dar segurança aos moradores e até mesmo aos curiosos, e evitar que este tipo de incidente aconteça, Stalin informou que a gruta permanecerá interditada por mais um tempo e que será desenvolvida atividades educativas com os moradores da comunidade Brejinho. As ações estão previstas para iniciar na próxima quarta-feira, 19.

Na ocasião, o gestor também tranqüilizou os moradores da região. “Logo de início foi descartada a hipótese de atividade vulcânica e agora a de que houvesse emissão de gases do interior do solo”, afirmou.
Para a conclusão, o geólogo se baseou nas visitas de campo, com observações, coleta de material, pesquisas bibliográficas e também conversas com os moradores da localidade.

Nenhum comentário: